quinta-feira, 14 de junho de 2007

JORGE VERCILO - Parte I (considerações sobre o show - 12/06/2007).

“És um senhor tão bonito quanto a cara do meu filho/ Tempo, tempo, tempo, tempo/ Vou te fazer um pedido/ (...) Que o meu espírito ganhe um brilho definido e eu espalhe benefícios”. Como já disse Caetano, o tempo é “compositor de destinos, tambor de todos os ritmos”. E o tempo tem sido bonito e generoso contigo, Jorge Vercilo, pois estás cada vez mais criativo, cantando melhor e espalhando benefícios com a tua música e graça.

Jorge Vercilo abrilhantou a noite dos namorados de Recife, no último dia 12/06, em um show no Teatro Guararapes, onde emocionou o público durante mais de duas horas, com sua voz límpida e seu eterno carisma. O cantor, inspiradíssimo, entoou sucessos como Ciclo, Encontro das águas, Avesso, Final feliz, Contraste, Em órbita, Invisível, Homem-Aranha, Fênix, dentre outras. No set acústico, relembrou as belas canções Raios da Manhã e As árvores. Nos momentos finais, o público cantou junto Leve, Signo de Ar, Que nem maré e Monalisa e, no bis do show, Himalaia e Você é tudo.

Vercilo mesclou canções contidas em seu DVD ao vivo com outras que estarão presentes no novo CD/DVD “Coisa de Jorge”, a ser lançado no mês de agosto, que consiste no registro de um show realizado em 23/04 na praia de Copacabana (Rio de Janeiro) que reuniu os Jorges da música brasileira (Vercilo, Benjor, Mautner e Aragão) em homenagem a São Jorge, santo guerreiro. A música de trabalho é um ijexá chamado “Líder dos Templários”, música de Jorge Vercilo com letra de Jorge Aragão, Jorge Benjor, Jorge Mautner e Vercilo:

Salve São Jorge!

Tem fé que Jorge é de ajudar
A todo brasileiro, brasileiro guerreiro
São Jorge, cavaleiro da flor
São Jorge protetor, protetor, protetor

Histórias de um santo lutador
Líder soberano dos templários
No povo a sua força se perpetuou
E hoje vive em nosso imaginário

Mas todo imaginário tem valor
E pode transformar este cenário
A mente criadora é o dom maior
Naqueles que são revolucionários
Naqueles que são revolucionários

Tem fé que Jorge é de ajudar
A todo brasileiro, brasileiro, guerreiro
Eu sou cavaleiro da flor
São Jorge protetor, protetor protetor

Texto recitado na música:

Oxóssi da mata, ogum do ferro
Salamaleico, aleicon salamalan
É um terreno vigo, porque ele é um herói
Ele tem pulsações humanas
E é por isso que ele é tão querido
Em todos os lugares
Pelas crianças, pela população
De Camões a Fernando Pessoa
Nós somos o resultado
Dessa peregrinação longínqua
De combate e de glórias
E afirmação do bem contra o mal
E mesmo na era cibernética
No mundo digital, no holograma
Ali está São Jorge
Triunfante lá na frente de todos nós
É a pipoca da pororoca da imaginação
Saravá, colofé, motumbá
Vem nos ajudar
Vem nos ajudar
Vem curar a dor
Salamaleico, aleicon salamalan
Vem nos ajudar
Shalon, shalon
Amém
Santo Salvador

2 comentários:

Williams Vicent disse...

eu nao acompanho a carreira dele, portanto tamébem nao dispenso tempo prestando atenção nas letras. eu nao sei o que há, mas algo nao me atrai nele, acho que a voz. e vi uma foto ai do cara do Capim que faz o maior sucesso aqui em Natal. Pelo que ouvia falar, imaginava que eram otimos. Mas depois que vi no Fautao, acei a banda um desastre, uma massificação do estilo caribenho para além da qualidade, e a perfomance do cara no palco é terrivel.

Fernanda Pinheiro disse...

Freddy, achei esse seu blog o máximo! Bem diversificado e vc escreve bem pra caramba!!! Tem certeza q vc é administrador mesmo??? Ñ é jornalista? Adorei a matéria sobre Roberto Carlos e sobre o conto de Machado de Assis!

Quanto ao querido JORGE VERCIL0, acho ele o MÁXIMOOO! Melhor cantor brasileiro atualmente (e Marisa Monte é a melhor cantora)! A voz dele é uma delícia de se ouvir! Sou do Rio e nunca perco um show de Jorge Vercilo aqui. Ele deve ser uma criatura maravilhosa mesmo! Que privilégio seu de conhecer ele de perto!!!

Bjus!