segunda-feira, 20 de julho de 2009

20 anos sem Lauro Corona

Há exatos 20 anos morria, no auge da carreira, o ator Lauro Corona, um dos mais queridos e populares artistas da televisão brasileira da década de 80. Corona tornou-se conhecido nacionalmente a partir de 1978, devido a sua atuação ao lado de Glória Pires na novela Dancin' Days, de Gilberto Braga, exibida pela Rede Globo. Fugindo dos padrões dos galãs da época, Laurinho não era másculo nem sólido - ele era frágil e tinha pouco mais de 1,60m de altura. No entanto, sobravam-lhe talento e carisma. Dono de olhos azuis, sorriso perfeito e aparência de bonzinho, Lauro dominou os folhetins televisivos, emocionando o Brasil inteiro com personagens que marcaram época, como Rafael, de Corpo a Corpo (1984), e Adriano de Montserrat, de Direito de amar (1987).


Corona também se destacou nas novelas Marina (1980), Baila comigo (1981), Elas por elas (1982), Louco amor (1983) e Vereda tropical (1984). No cinema, atuou ao lado de Cazuza e Débora Bloch em Bete Balanço (1984). Seu último trabalho na TV foi na novela Vida Nova, em 1988, no papel de Manuel Victor, um imigrante português que namorava uma judia brasileira, interpretada por Deborah Evelyn. No início de 1989, Lauro pediu afastamento da novela, da qual ele era protagonista, alegando uma estafa. Retorna dois meses depois, muitos quilos mais magro e uma notável calvície - o que aumentou os boatos de que estaria com AIDS. Corona negava veementemente a doença. Novamente ele abandonou as gravações e a novela teve que ser encurtada. Seu personagem teve um final apressado, com uma viagem para Israel. Sua última cena na novela mostrava um carro partindo numa noite chuvosa, ao som de um poema de Fernando Pessoa, declamado em off pelo próprio ator.

Em seguida, o ator mudou-se para a casa dos pais e se manteve isolado. Lauro não comentava com os amigos sobre a doença e nem aceitava sua condição - tratava os sintomas das doenças oportunistas com homeopatia. Seu estado de saúde se agravou e depois de uma internação de nove dias, morre em 20 de julho de 1989, com apenas 32 anos de idade.

Lauro Corona é parte importante da história da televisão brasileira. Contou até o fim com o companheirismo de sua melhor amiga e irmã em arte, Glória Pires. Seus personagens inesquecíveis ainda residem na memória de muitos brasileiros que vivenciaram os anos 80. E ele poderia ser bem mais lembrado, caso a Rede Globo não insistisse tanto em reprisar folhetins com um passado tão recente e desse lugar aos clássicos, até para que as novas gerações pudessem ter uma ideia da magia e fascínio que as novelas provocavam em outras épocas, até mais que hoje.
____________________________________________________________________
Eis alguns links de vídeos que relembram a carreira do ator:
Lauro Corona e Glória Pires atuam na novela Dancin' Days e cantam João e Maria no Fantástico
Despedida de Lauro Corona na novela Vida Nova (1989)

Cena da novela Direito de Amar (1987) – Adriano resiste às investidas da perversa Paula

http://www.youtube.com/watch?v=o2yGycKpPcE


Cena de Corpo a Corpo (1984) - Bia (Malu Mader) ganha concurso e Rafael (Lauro Corona) fica aborrecido

Cena da novela Elas por Elas (1983) - Aracy Balabanian, Tássia Camargo, Lauro Corona e Mário Lago

http://www.youtube.com/watch?v=07bbLUa0Jfg


Cena da novela Baila comigo (1981) - Lauro Corona e Tony Ramos

Fontes pesquisadas:
- Wikipedia:
- Blog do Aguinaldo Silva
____________________________________________________________________